Desenvolvimento Humano
Durante todo o ciclo da vida e desde o início da concecção, o desenvolvimento humano passa por um proceso, é o resultado de inumeros factores, tais como, factores biológicos, psicologicos, sociais e culturais. É entendido como desenvolvimento as mudanças de pensamentos ou comportamentos resultantes de factores biológicos ou contextuais.
O desenvolvimento humano pressupoe uma extrutura humana, a extrutura da personalidade, que se desenvolve no tempo de modo progressivo, diferencial e globalizante, e através de diferentes estádios de diferenciação.
A Psicologia do Desenvolvimento é a área das ciências humanas que mais se tem dedicado ao estudo do desenvolvimento humano, tem como objectivo de estudo a totalidade das etapas do ciclo de vida, o desenvolvimento dos processos interactivos entre o sujeito e o meio.
Inicialmente o desenvolvimento humano era focalizado no estudo da infância e adolescencia, mas posteriormente, Erikson surge como o primeiro a apresentar a evolução humana segundo estádios ao longo de toda a vida, contribuíndo assim para que o desenvolvimento biopsicológico seja perspectivado desde o nascimento até à morte.
É comprovado que todo o individuo precisa de um meio estruturado onde possa ser capaz de desenvolver todas as suas capacidades internas, tais como os processos de aprendizagens.
Existem teorias explicativas do desenvolvimento humano, são elas, a teoria psicanalítica que interpretam o desnvolvimento humano atráves de impulsos e motivações internas e segundo estádios. As teorias behavioristas cujo objecto de estudo é o comportamento observável, não considerando os pensamentos, sonhos ou sentimentos inerentes ao comportamento. As teorias Cognitivas, foi Jean Piaget quem revolucionou as concepções de inteligência e desenvolvimento cognitivo, através da observação e diálogo estabelecidos com crianças e defende que o desenvolvimento intelectual ocorre através de mudanças nas estruturas do conhecimento. Por fim as teorias humanistas que surgiram em meados do séc XX e defendem que as pessoas são expontâneas, autodeterminadas, criativas e tomam decisões autónomas ao longo de suas vidas.
terça-feira, 23 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário